quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OS 10 MANDAMENTOS E A LEI



Em outros artigos, procuramos mostrar que o decálogo, mais conhecido como "os dez mandamentos" não podem ser compreendidos separadamente da Lei e que também não são a parte mais importante da Lei. 

O artigo abaixo, retirado de um site judaico afirma com toda propriedade duas coisas fundamentais:

1 - Os dez mandamentos não são parte "separada" e mais importante da Lei;
2 - Eles foram dados no Sinai ao povo Judeu e não no inicio do mundo a toda a humanidade.


  
Quando se menciona Assêret Hadibrot, mais comumente conhecida como os Dez Mandamentos, algumas pessoas possuem uma falsa impressão de que existem Dez Mandamentos que foram separados como sendo os mais importantes da Torá. Mas na verdade a tradução correta de Assêret Hadibrot é "Dez Falas" ou "Dez Ditos", sendo que estes são dez princípios que incluem toda a Torá e seus 613 preceitos, inclusive estes dez.

As próprias letras de Assêret Hadibrot demonstram este fato.
Os Dez Mandamentos são escritos com 620 letras significando que D-us deu no Sinai os Dez Mandamentos que abrangem os 613 preceitos e as sete Leis de Nôach; 613 com 7 somam 620.

É interessante notar que a soma dos números 6, 1 e 3, de 613 totaliza dez (Mandamentos), mostrando também que as 613 mitsvot incluem os Dez Mandamentos.

D-us fez todas estas declarações, dizendo:
.
 

FONTE: http://www.chabad.org.br/tora/index3.html

2 comentários:

  1. 2 - Eles foram dados no Sinai ao povo Judeu e não no inicio do mundo a toda a humanidade.


    Esse ponto acima é importante enfatizar que foram dados em forma escrita mas podemos identificar alguns antes mesmo de ser dados na forma escrita.....

    Exemplo de um só para confirmar o pensamento :

    O mandamento do Sábado já existia antes mesmo do Sinai e de ser um mandamento escrito .........

    Antes da lei de Deus virar também "lei de Moisés" ( em forma de livro ) o Mandamento do Sábado já era contado entre os mandamento de Deus e isso pode ser lido em Êxodo 16 :4,23-28...( Esse episódio aconteceu no deserto de Sim antes mesmo de Deus ter escrito os dez mandamentos nas tábuas e mesmo antes de Moisés começar a escrever o livro da lei )

    Outra situação importante :

    Mesmo que não tenha nenhum mandamento registrado nas narrativas de Gênesis no periodo de Adão , é impossivel pensar que as práticas proibidas pelo decálogo tenha um dia sido autorizadas e permitidas......

    Você só pode sustentar tua tese caso tenha poder para provar que essas práticas proibidas pelos mandamentos tenha sido um dia permitidas e autorizadas .....

    ResponderExcluir
  2. Gilcimar,

    Seus argumentos refletem os mesmos princípios adotados pelos adventistas do 7 dia, mesmo que você não pertença a esta denominação.

    É por causa de pensar assim, que você "condiciona", restringe a vontade de Deus a apenas 10 ditos, como se Deus somente pudesse punir ou castigar aquele que viole sua lei baseado apenas nesses 10...isto é tipico de quem acha que os 10 preceitos são universais e que sao o veiculo exclusivo da vontade de Deus para punir o pecado...

    Eu jamais afirmei em qualquer postagem, que o dia de sábado não veio da criação. O que afirmei e reafirmo aqui é que o sábado - como mandamento a ser observado - isto sim eu disse: não vem da criação.

    É bem simples:

    Leia o texto de gênesis 2 e tente encontrar nele qualquer ordem para separar o sétimo dia como um mandamento a ser observado...

    É certo que a unica ordem que irás encontrar neste texto é a de "não comer da árvore da ciência do bem e do mal"...

    Este é seu grande erro, veja o que você disse:

    "O mandamento do Sábado já existia antes mesmo do Sinai e de ser um mandamento escrito".

    Não meu caro.....insisto............leia o texto cuidadosamente.....não existia mandamento para se observar o sábado antes do sinai..


    Você apontou a passagem de Exodo 16..........

    Eu penso que esta passagem é mais contra do que a favor do seu argumento..

    Pensa!

    1 - Durante o periodo da escravidão no Egito, Israel não observava o dia de descanso.

    2 - Caso observassem e este fosse um mandamento claro, não haveria necessidade de Moisés instruir o povo no tocante a sua aplicação;
    E é justamente porque não observavam que havia a necessidade de se perguntar a Moisés o que fazer;

    3 - O próprio texto nos informa que é "aos filhos de Israel que lhes é dada a ordem de terem cuidado" com a questão da colheita do maná aos sabados...é so ver os seguintes versiculos: 1, 9,10,15,29, etc..

    É o mesmo periodo onde ocorreu a questão da violação do sabado que está em Numeros 15;32

    Pergunto:

    Por que os filhos de Israel não sabiam o que fazer com o israelita apanhando lenha no sábado, se este era uma mandamento "vigente" - que demanda aplicabilidade - mas tiveram que perguntar a Moisés o que fazer com Ele!

    É claro....Deus estava encaminhando - SEU POVO - ISRAEL - à terra prometida e começou a prepará-los para que observassem sua lei.

    Isto nos mostra claramente que eles não tinham ainda a noção de guarda do dia e de sua penalidade, pois a lei so foi dada no Sinai....

    Veja o que você disse:

    "Mesmo que não tenha nenhum mandamento registrado nas narrativas de Gênesis no periodo de Adão , é impossivel pensar que as práticas proibidas pelo decálogo tenha um dia sido autorizadas e permitidas......"


    É a velha mania de pensar que Toda a vontade de Deus está condicionada aos 10 mandamentos apenas...

    o decálogo não é o veiculo exclusivo da vontade de Deus ....no decalogo, por exemplo não tem a ordem de "não praticar a pedofilia", de "não praticar a bestialidade"...etc.....

    Mas, imaginemos que alguém fosse encontrado praticando tais coisas: como Deus o puniria, se estes dois que citei não estão elencados no decálogo!!

    Entende irmão.....páre de achar que Deus está restrito a nossa visão limitada de punição e absolvição!!

    Ah!! já ia me esquecendo: não preciso lhe provar nada!! O que exponho não depende de sua ou de nenhuma aceitação!

    Obrigado por comentar

    marcelo valle

    ResponderExcluir