É surpreendente para muitos cristãos não encontrar menção a satanás quando examinam o livro de Gênesis no capítulo 3, mas apenas menção a uma serpente falante.
No entanto, a opinião comum alega que “satanás” aparece pela primeira vez nas escrituras no relato da tentação de Eva.
Segundo esta opinião, a serpente com o poder da fala representou a primeira manifestação mediúnica na história, pelo fato de que este animal fora "possuído" pelo anjo do mal e usado como instrumento de sua vontade de enganar. A parte do que seja uma experiencia mediunica, constitui para mim um grande desrespeito em tratar a experiencia mediunica com esta forma erronea de pensar.
Não posso concordar com esta opinião e apresentarei algumas simples razões:
1 - A crença comum (aqui entendida como ensinada no meio cristão católico-protestante) introduz elementos ao relato bíblico da tentação de Eva que não existem no texto. Isto é muito comum, o que em teologia se chama de "eisegese".
Na simples análise superficial do texto no relato de Gênesis 3, estão em cena 3 personagens: Adão, Eva e a serpente.
O texto já começa dizendo:
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta [a serpente] disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? [Gênesis 3:1-1] [Grifos Meus];
Então, podemos ver que o redator do texto mostra que esta serpente era um animal que o Senhor Deus fez e que falava.
Não se constata nenhuma evidência textual que qualquer coisa tenha estado dentro da serpente para induzi-la a falar e a fazer o que ela fez. A Serpente continuou sendo apenas uma Serpente. (Cf. 2ª Cor. 11.3).
2 - Segue-se então a descrição do diálogo entre a mulher e a serpente e do v.14 em diante, percebe-se uma sequencia interessante, na qual quero trazê-los à reflexão:
a) No v. 14 e 15 há uma punição para a serpente:
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
b) No v. 16 há a punição para a mulher:
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
[Gênesis 3:16-16];
c) No v. 17 é a vez de Adão:
E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
[Gênesis 3:17];
Não quero entrar no mérito de fazer o leitor questionar se o relato deve ser entendido de forma literal ou alegórica. Mas, é preciso pensar na possibilidade de qual simbolismo o redator do texto em questão estaria tentando utilizar, tendo como pano de fundo a cultura circundante do povo de Israel, mitos que se conheciam com relação à criação do cosmos e em qual período da historia este texto foi escrito.
Sempre lembrando que antes de ser um texto para nosso entendimento atual, foi na verdade um texto para o povo de Israel naquela época em questão. Há, portanto, um abismo cronológico envolvido.
Esta resposta, portanto, ficará ao exame de cada um.
3 - O que desejo fazer o leitor notar é que no texto só se percebe 3 (três) seres envolvidos na tentação, os quais receberam a punição por desobedecerem.
No entanto, o argumento que se ouve atualmente está desprovido de lógica bíblica e racional, pois ouvimos que o suposto anjo do mal incorpora a serpente e induz Eva a comer da árvore da qual Deus tinha ordenado não comer. [Cf. Genesis 2: 15,16];
É preciso muito cuidado para não fazer a bíblia dizer coisas que não estão absolutamente escritas no texto. A inferência pode ser perigosa, quando vem descontextualizada e se espalha de tal forma que deixa muitos cegos pelo caminho, pois não enxergam que sua base está defeituosa.
Reflitam comigo e tentem encontrar uma resposta plausível:
Por que Deus puniu aqueles três em seguida a suas desobediências, mas não puniu (conforme o entendimento comum) o verdadeiro autor e instigador dos crimes que eles cometeram?
O texto relata somente 3 seres. De onde se infere a existência deste "quarto ser" no texto em questão?
MARCELO VALLE
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