sexta-feira, 29 de julho de 2016

Vamos falar sobre Gênesis 3 e a "Serpente"?


É surpreendente para muitos cristãos não encontrar menção a satanás quando examinam o livro de Gênesis no capítulo 3, mas apenas menção a uma serpente falante. 

No entanto, a opinião comum alega que “satanás” aparece pela primeira vez nas escrituras no relato da tentação de Eva.

Segundo esta opinião, a serpente com o poder da fala representou a primeira manifestação mediúnica na história, pelo fato de que este animal fora "possuído" pelo anjo do mal e usado como instrumento de sua vontade de enganar. A parte do que seja uma experiencia mediunica, constitui para mim um grande desrespeito em tratar a experiencia mediunica com esta forma erronea de pensar.

Não posso concordar com esta opinião e apresentarei algumas simples razões:


1 - A crença comum (aqui entendida como ensinada no meio cristão católico-protestante) introduz elementos ao relato bíblico da tentação de Eva que não existem no texto. Isto é muito comum, o que em teologia se chama de "eisegese".

Na simples análise superficial do texto no relato de Gênesis 3, estão em cena 3 personagens: Adão, Eva e a serpente

O texto já começa dizendo: 

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta [a serpente] disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? [Gênesis 3:1-1] [Grifos Meus];


Então, podemos ver que o redator do texto mostra que esta serpente era um animal que o Senhor Deus fez e que falava. 

Não se constata nenhuma evidência textual que qualquer coisa tenha estado dentro da serpente para induzi-la a falar e a fazer o que ela fez. A Serpente continuou sendo apenas uma Serpente. (Cf. 2ª Cor. 11.3). 


2 - Segue-se então a descrição do diálogo entre a mulher e a serpente e do v.14 em diante, percebe-se uma sequencia interessante, na qual quero trazê-los à reflexão:


a) No v. 14 e 15 há uma punição para a serpente:

Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

b) No v. 16 há a punição para a mulher:

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
[Gênesis 3:16-16];


c) No v. 17 é a vez de Adão: 

E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
[Gênesis 3:17];


Não quero entrar no mérito de fazer o leitor questionar se o relato deve ser entendido de forma literal ou alegórica.  Mas, é preciso pensar na possibilidade de qual simbolismo o redator do texto em questão estaria tentando utilizar, tendo como pano de fundo a cultura circundante do povo de Israel, mitos que se conheciam com relação à criação do cosmos e em qual período da historia este texto foi escrito.

Sempre lembrando que antes de ser um texto para nosso entendimento atual, foi na verdade um texto para o povo de Israel naquela época em questão. Há, portanto, um abismo cronológico envolvido. 

Esta resposta, portanto, ficará ao exame de cada um.


3 - O que desejo fazer o leitor notar é que no texto só se percebe 3 (três) seres envolvidos na tentação, os quais receberam a punição por desobedecerem.
No entanto, o argumento que se ouve atualmente está desprovido de lógica bíblica e racional, pois ouvimos que o suposto anjo do mal incorpora a serpente e induz Eva a comer da árvore da qual Deus tinha ordenado não comer. [Cf. Genesis 2: 15,16];


É preciso muito cuidado para não fazer a bíblia dizer coisas que não estão absolutamente escritas no texto. A inferência pode ser perigosa, quando vem descontextualizada e se espalha de tal forma que deixa muitos cegos pelo caminho, pois  não enxergam que sua base está defeituosa.


Reflitam comigo e tentem encontrar uma resposta plausível: 


Por que Deus puniu aqueles três em seguida a suas desobediências, mas não puniu (conforme o entendimento comum) o verdadeiro autor e instigador dos crimes que eles cometeram? 


O texto relata somente 3 seres. De onde se infere a existência deste "quarto ser" no texto em questão?






MARCELO VALLE

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