terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ezequiel 28:13-15 fala sobre algum "anjo rebelde" e de onde caiu?

Continuando a postagem anterior, onde dissemos que algumas crenças comuns entram em choque com o ensino das escrituras, vamos dar prosseguimento ao assunto, tratando de um tema muito comum no entendimento das pessoas. 

Como disse anteriormente, proponho com esta reflexão, um "re-exame" do assunto, a fim de trazer à superfície a verdadeira "identidade" deste personagem que está escondido sob a tradição cristã e com isto verificar o que a bíblia nos diz realmente sobre Ele.

Para ler sobre a mentira do nome Lúcifer na passagem de Isaías 14:12, leia aqui: http://valle-teologo.blogspot.com.br/2013/06/mentiras-que-se-perpetuam-como-verdades.html


O cristianismo tradicional ensina que Ezequiel 28:13-15 mostra onde "o anjo rebelde" vivia e de onde caiu. Será?




Como teólogo, aprendí em nosso Instituto que uma regra muito importante para uma boa interpretação bíblica é considerar o contexto da passagem e observar cuidadosamente o que o texto está dizendo e a quem está dizendo.

Contextualizar e observar são regras-chave para uma interpretação sadia da bíblia.  Infelizmente quando algo não nos convém, esquecemos desse detalhe e isto ocorre quando queremos "ver" no versículo algo que ele absolutamente não mostra. O contexto é mostrado nos versiculos imediatamente anteriores e posteriores, como também em capitulos anteriores  e posteriores, sendo este um ponto muito importante.

Como primeiro ponto, podemos dar uma rápida olhada no v.2 de Ezequiel 28 para nos mostrar para quem está sendo dirigida a mensagem: O principe de Tiro.

Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um deus. [Ezequiel 28:2].

No segundo ponto, vemos que no mesmo versículo este príncipe (talvez em estado de rebeldia para com o Criador) afirma o seguinte:




"Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares" (AA)
Interessante que na Biblia de Jerusalem e na Biblia CNBB está dito assim:


BJ - ...Sou um deus, estou sentado em trono divino no coração dos mares...

CNBB - ...Eu sou um deus, sentado em trono divino, bem no coração do mar...

O próprio contexto de Ezequiel 28 mostra que o Rei de Tiro (provavelmente Itobaal II) se considerava um Deus (v.2a), mas Deus afirma que: ELE É HOMEM E NÃO DEUS (v.2b).




As pessoas normalmente "saltam" destes versos de abertura e vão direto ao v. 13, para favorecer sua visão do anjo rebelde.



OBSERVE MAIS ALGUNS DETALHES

Quem mais utiliza o termo “querubim” é o profeta Ezequiel;

A palavra “kerubim” vem do tronco verbal “karab” que significa “estar ao lado”, “proteger”;


A sabedoria do Rei de Tiro mais do que a de Daniel (v.3), mostra que Ele a adquiriu pela sua capacidade de aumentar suas riquezas através do comércio (v. 4,5) e este foi seu orgulho.

Se Satanás era um anjo rebelde neste texto de Ezequiel, por que Ele é descrito como homem que descerá à cova e que morrerá no meio dos mares? (Ez. 28:8-10).


Considerando capitulos anteriores (contextualizando), a interpretação correta se reforça, veja:


Ezequiel 26:15-17 - Assim diz o Senhor Deus a TIRO: Acaso não tremerão as ilhas com o estrondo da tua queda, quando gemerem os feridos, quando se fizer a matança no meio de ti?
Então todos os príncipes do mar descerão dos seus tronos, e porão de lado os seus mantos, e despirão as suas vestes bordadas; de tremores se vestirão; sobre a terra se assentarão; e estremecerão a cada momento, e de ti se espantarão.
E farão uma lamentação sobre ti, e te dirão: Como pereceste, ó povoada de navegantes, ó cidade afamada, que foste forte no mar! tu e os teus moradores que atemorizastes a todos os que habitam ao teu redor!

 E dize a Tiro, que habita na entrada do mar, e negocia com os povos em muitas ilhas: Assim diz o Senhor Deus: ó Tiro, tu dizes: Eu sou perfeita em formosura. [Ezequiel 27:3].

No seu pranto farão uma lamentação sobre ti, na qual dirão: Quem foi como Tiro, como a que está reduzida ao silêncio no meio do mar?
Quando as tuas mercadorias eram exportadas pelos mares, fartaste a muitos povos; com a multidão das tuas riquezas e das tuas mercadorias, enriqueceste os reis da terra. [Ezequiel 27:32-33].


Veja que sempre os textos falam sobre uma cidade e seu governante, que eram grandes mercadores e que enriqueciam seus vizinhos. 






Para um entendimento, portanto, contextualizado de Ezequiel 28, sugiro que o leitor volte atrás e leia os capítulos 26 e 27, com atenção nos seguintes detalhes:

1 – Ezequiel profetiza a destruição de Tiro por Nabucodonozor (Ez. 26:3,7, 21), porque Tiro se engrandeceu sobre Jerusalém (v. 2);

2 – O Rei de tiro (UM SER HUMANO) enriquecia os comerciantes da época com seus extensos negócios.

Exemplos: Ezequiel 26:12, 27:1-36

3 – Ser denominado de “perfeito em formosura” se refere a glória e beleza de toda a nação de Tiro e não a um suposto ser angelical antes da queda. 

A nação de Israel também foi descrita por Deus como “perfeita em formosura”. (leia Ezequiel 16:14,15 / Salmos 50:2), inclusive foi corrompida depois por se achar assim.

4 – Tanto Éden, como Harã, Cane, os mercadores de Sabá, Assur e Quilmade eram regiões que negociavam com Tiro; 

Portanto,  não se referem ao jardim do Éden (de Genesis), como querem os defensores desta interpretação. (Ez. 27:23,24).

5 - Leia Ezequiel 31 e confira que a expressão “jardim de Deus” se refere a uma região da mesopotâmia, onde o profeta usa a metáfora das “árvores” para simbolizar as nações daquela região. (Ez. 31: 8,9,16). Este capítulo é uma profecia ao Rei do Egito. (v.2).

Desta forma a figura da cidade de Tiro é mostrada como uma árvore no monte santo de Deus, cheia de riquezas e perfeita, até o dia que em que se achou inquidade nela.



UMA ÚLTIMA OLHADA


Vamos supor que o texto realmente ensina que um anjo rebelde estava no céu e que de lá fora expulso. Ora o texto de Ezequiel 28:13 afirma que este suposto "anjo" estava no Éden, chamado aqui por "jardim de Deus".

Pergunto: Onde fica o JARDIM DO ÉDEN,  no céu ou na terra?



A interpretação tradicional fica prejudicada, porque qualquer um sabe que o Éden é uma região situada onde hoje está o Iraque e que absolutamente não se refere a alguma localização no céu, até porque o próprio livro de gênesis ensina que o primeiro homem fora colocado no jardim para lavrar e cultivar o solo de onde fora formado. (Cf. Genesis 2:15).


Se o jardim é na terra, como de fato o é, a interpretação tradicional carece de sentido, pois a passagem afirma que ele foi "expulso" ou "lançado" (v.17). 
Para onde? Do jardim para qual lugar? 

Leia Genesis 3:23,24 e confirme que somente Adão e Eva foram "lançados", "expulsos" do jardim do Éden. E a suposta serpente incorporada pelo anjo rebelde, para onde foi?

Então, é óbvio que esta interpretação tradicional de que Ezequiel 28:13 ensina que "satan" estava no céu, é mais uma mentira que foi falada, e que os cristãos aceitam sem questionar.

Por favor, leiam e releiam o artigo, conferindo as passagens indicadas e tirem suas conclusões!

As vezes eu penso que manter a crença no diabo é uma ferramenta para manipular a fé das pessoas, pois este se torna um mecanismo de defesa usado para projetar nossos erros em alguém fora de nós, ao invés de reconhecermos que nós mesmos é que erramos e voltarmos de coração leal e genuino ao nosso Deus...


A ORIGEM DA IDEIA

Para finalizar, gostaria de apontar de onde os cristãos da atualidade copiaram esta interpretação, que Ezequiel estaria falando sobre a queda do anjo rebelde:

"Orígenes desenvolveu a ideia de que Deus pagou um resgate ao Diabo para nossa salvação, e que o resgate foi o sangue de seu Filho Jesus (ideia muito comum no cristianismo atual). Uma vez que Cristo era Deus (doutrina da trindade), Cristo ressuscitou dos mortos e, portanto, o Diabo foi feito de bobo, e defraudado do seu poder. Esta tentativa de preservar a justiça de Deus parece-me alcançar o extremo oposto. 
Não só é tudo isso um desrespeito ao ensinamento do Novo Testamento sobre a expiação, mas a ideia de Deus ter que recorrer à fraude e ao engano de Satanás, está completamente fora de sintonia com a revelação bíblica sobre Deus.

Orígenes também foi o primeiro a usar a passagem de Isaías 14 sobre o rei da Babilônia, em apoio da doutrina do diabo cristão. Esta passagem, em realidade fala do rei humano da Babilônia como a mais brilhante das estrelas, a estrela da manhã [Latim "Lúcifer"], que metaforicamente "caiu". Significativamente, a "estrela da manhã" é um título de Cristo, e tinha sido usado no primeiro século como um "nome cristão" por aqueles que se converteram ao cristianismo. Mas Ele procurou dar à "Lúcifer" uma conotação negativa. Da mesma forma, Orígenes foi pressionado em usar uma passagem similar sobre a queda do príncipe de Tiro em Ezequiel 28. Ele usou até mesmo em Jó, a referência à enorme besta Leviatã, como sendo "Satanás". (Jó 41:1,2) .

Durante a discussão, Orígenes abandonou a ideia de que o relato de Gênesis 6 sobre a passagem dos filhos de Deus se casando com as filhas dos homens diz sobre os anjos caídos, pois isto confundiu logicamente suas idéias de que os anjos do diabo caíram no inferno após o seu pecado inicial. 
Ele estava preocupado em provar que a justiça de Deus sempre foi acolhida, pois esta era uma crítica freqüente feita à doutrina do diabo pessoal. 
Então foi forçado a saber se todos os anjos caídos estão acorrentados, se sim, por que estão supostamente em atividade? Sua resposta foi a formulação de teorias sobre os demônios que são capazes de entrar e sair do inferno para tentar as pessoas na terra, e alguns anjos caídos ainda estejam ativos no ar. Tudo isso, obviamente, sem o menor respaldo bíblico".


Esta é mais uma reflexão sobre o tema.

Que o Eterno abençoe a todos!

MARCELO VALLE





2 comentários:

  1. Rapaz vai se converter e deixa de questionar a palavra de Deus vc não sabe nem oque estar falando cuidado Deus é amor mais também é justiça Deus não se deixa escarnecer tudo q o homem plantar ele vai colher. tira essa soberba do seu coracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir