sábado, 18 de novembro de 2017

ANÁLISE CONTEXTUAL DE JÓ 1 e 2

Hoje trataremos contextualmente sobre as passagens de Jó capítulos 1 e 2 e procuraremos mostrar efetivamente que elas não ensinam sobre a existência de um ser pessoal chamado no mundo cristão como "Satanás".



(Jó 1:6) - Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás (ha-satan – השטן) entre eles. 



(Jó 1:7-9) - O Senhor perguntou a Satanás (ha-satan –השטן): Donde vens? E Satanás(ha-satan –השטן) respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.

Disse o Senhor a Satanás (ha-satan –השטן): Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?
Então respondeu Satanás (ha-satan –השטן) ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?


(Jó 1:12) - Ao que disse o Senhor a Satanás (ha-satan –השטן): Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás (ha-satan –השטן) saiu da presença do Senhor.



A palavra “satanás” (precedida ou não pelo artigo) significa “adversário, opositor” (conforme definição dada no artigo anterior), cujo vocábulo tem carga funcional, não nominal. Este vocábulo ocorre mais 06 vezes no capítulo 2 de Jó com o mesmo sentido.

Hasatan (ha-satan –השטן) – literalmente o adversário, atua como um promotor público em uma determinada ocasião (como em Zac. 3:1) e além do mais este adversário está longe de ser o antagonista de Deus e chefe de um reino rival, porque é seu subordinado e só pode agir em conformidade com as ordens de Deus. (Cf. Jó 1:12; 2:6). 

É preciso compreender que existem traduções tendenciosas que grafam com letra maiúscula determinadas palavras, para que os leitores entendam se tratar de uma pessoa. 

No caso da palavra "Satanás" ocorre este mesmo problema e tudo isto deve ser levado em consideração para uma correta compreensão das passagens. 

Todas as vezes que o estudante da bíblia fizer a leitura da palavra – Satan – com a inicial maiúscula, deve entender que esta palavra foi grafada assim por convenção do tradutor e deixada, portanto, sem tradução. 

Assim quando se lê em Jó e Zacarias 3 sobre hasatan (O Satanás) (heb. השטן), não se está fazendo a leitura de uma pessoa específica cujo nome pessoal seja “satanás”. 

A leitura deve ser feita compreendendo-se que se trata de uma pessoa ou grupo de pessoas que “funcionam” como um adversário (um satã).

No caso do livro de Jó, a palavra descreve um titulo não um nome próprio. Em outras palavras, o satã do livro de Jó descreve uma pessoa (não um anjo caído) que se tornou um adversário de Jó. Note por exemplo como o homem Hamã é chamado de “o satan” em Ester 8:1.



Análise Contextual de Jó 1 e 2



O livro de Jó tem 42 capítulos e o “satan” aparece apenas no seu prólogo, os dois capítulos iniciais. Presume-se que esta seja uma grande evidência que reprova a teoria de um anjo rebelado contra Deus, pois em nenhum outro lugar do livro há esta sugestão.

Assim como em Zacarias 3, não se deveria entender o “satan” descrito aqui como um ser sobrenatural, porque causaria sérios problemas para a visão cristã tradicional, pois teria que se admitir este “satan” com livre acesso ao céu, à presença de Deus, mesmo depois de ser expulso de lá, da maneira tradicional de entender a queda deste anjo.

Como compreender o “satan” da visão cristã tradicional estando no céu acusando Jó - se ele foi expulso de lá? Por acaso Deus permitiria o acesso do seu maior inimigo ante sua presença, fazendo o que bem entendesse? Esta seria a posição de Deus? 

Que um grupo de adoradores se apresente “perante o SENHOR” não implica o mínimo que seja no fato de terem subido ao céu onde está Deus. 

Esta expressão - apresentar-se perante o SENHOR - é empregada com muita frequência nas escrituras hebraicas para referir-se a seres humanos na presença de Deus, aqui na terra.

Exemplos:



(Lev. 4:15) – Os anciãos da congregação porão as mãos sobre a cabeça do novilho perante o Senhor; e imolar-se-á o novilho perante o Senhor.



(Nm. 3:4) - Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Arão, seu pai.



(Deut. 9:18) - Prostrei-me perante o Senhor, como antes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar a ira.



(1Sm. 2:18) - Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de um éfode de linho.




Quem Causou o Mal a Jó?



Tradicionalmente o cristianismo ortodoxo ensina que Satanás afligiu Jó com todos os males. Mas, o que diz realmente o livro de Jó? 

Em todo o livro de Jó posso demonstrar que o “mal” que lhe foi enviado, o foi pelo próprio Deus e não por um suposto “anjo caído” chamado “satanás”:



(Jó 1:11) - Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. (resposta de satanás).

(Jó 1:21) - E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. 

(Jó 2:5) - Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! (resposta de satanás).

(Jó 2:10) - Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.



(Jó 5:17,18) - Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Pois ele faz a ferida, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.



(Jó 8:4) - Se teus filhos pecaram contra ele, também ele os lançou na mão da sua transgressão.



(Jó 10:8,9) - As tuas mãos me fizeram e me deram forma; e te voltas agora para me consumir? Lembra-te, pois, de que do barro me formaste; e queres fazer-me tornar ao pó?


(Jó 19:21) - Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou

(Jó 27:2) - Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todopoderoso, que amargurou a minha alma

(Jó 30:11) - Porque Deus desatou a sua corda, e me oprimiu: pelo que sacudiram {de si} o freio perante o meu rosto.


(Jó 42: 11) - Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.

Todos estes consideraram que Deus foi quem lhe enviou o mal.



O próprio Jó afirma que Deus lhe enviou o mal: Jó 1:21; 2:10 ; 6:4, 10: 2,10; 19:21, 27:2; 



O servo de Jó (Jó 1:16);



A esposa de Jó (Jó 2:9);



Os três amigos de Jó (Jó 5:17; 8:4, 11 :5-6);



Os conhecidos e irmãos de Jó (Jó 42:11). 




AS TRAGÉDIAS INFLIGIDAS A JÓ PELO PRÓPRIO DEUS



Pode-se observar uma simetria interessante nestas tragédias feitas a Jó e não se vê a figura de um anjo do mal nelas, apenas Deus e Homens: Veja tabela abaixo:



OS SABEUS (não o satan sobrenatural)
E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova. (Jó 1:15)

FOGO DE DEUS (não do satan sobrenatural) caiu do céu e queimou as ovelhas e os servos (v. 16);
Da mesma forma, aqui nos é mostrado que o fogo veio de Deus, não do satan sobrenatural.
Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei para trazer-te a nova. (Jó 1:16).

OS CALDEUS com 3 tropas (não o satan sobrenatural) guerrearam contra os servos de Jó (v. 17);

Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. (Jó 1:17).

UM GRANDE VENTO sobreveio dalém do deserto e fez com que a casa caísse (v. 19); Somente a casa de Jó caiue isto pode mostrar que o vento veio por ordem de Deus. O próprio Jó afirma que quem lhe enviou aquele mal foi o Senhor. (v. 21). [Quem manda nos ventos - satan?]
E eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. (Jó 1:19).




Uma coisa importante a ser destacada é que o texto não nos informa quem era esta pessoa que aterrorizou Jó, porém seu título mostra que Ele era contrário aos interesses de Jó. 

Nota-se uma influencia do Exílio babilônico na formação deste livro, pois em todo o livro não se encontra nenhuma informação a respeito deste “satan” e em seu epilogo todo mal feito a Jó foi creditado a Deus.


O conteúdo desse livro é um drama desenrolado em três partes, onde as dúvidas e os tormentos de Jó – um homem bom e honesto que respeitava Deus e evitava o mal – espremem-se entre um prólogo explanatório e um epílogo de despedida, que os estudiosos acreditam terem sido acrescidos ao texto principal depois do exílio. (STANFORD, 2003, p. 39).

Diz o texto: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. (Jó 1:21).

Jó diz - O Senhor o deu, o Senhor tomou ( não diz “O Senhor Deu E Satanás Tomou”)

E em tudo isto ele não cometeu pecado por fazer esta afirmação. Não há dúvidas de que Jó entendia claramente quem o havia atingido.



Quem seria então o “Adversário” de Jó? 



Considera-se que ao longo do livro de Jó, não se apresenta este “satan” como um anjo rebelde, com acesso ao céu, mas como um humano que se apresentou no meio da reunião em que estavam os filhos de Deus, que também são homens.
Veja que em todo o livro, o mal não foi “permitido por Deus” para que satanás (como anjo rebelde) o afligisse, mas foi o próprio Senhor que o enviou aquele mal. 

O “satan” no livro aparece apenas nos dois primeiros capítulos como um promotor, a fim de acusar Jó diante de Deus. A ideia popular alega que Jó sofreu porque satanás o afligiu, por permissão de Deus. 

Para os amigos de Jó, no entanto, entende-se que era Deus que estava trazendo tanta aflição na vida dele, porque Jó era considerado por Eles como um pecador (Jó 42:11).


Stanford (2003, p. 43) diz que “quanto a Satan, após sua aparição no prólogo, é silenciado e sua tese esvaziada”.



Percebe-se que o livro de Jó mostra em sua forma final que o poder pertence a Deus e que o mal vem diretamente dele, mesmo que os homens não possam compreender todo o processo que isto envolve. 

Torna-se óbvio que toda a narrativa do livro careceria de sentido se Jó não houvesse sido afligido por Deus, conforme os exemplos citados acima.



MARCELO VALLE


Nenhum comentário:

Postar um comentário