segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O TEÓLOGO NO "VALLE"


Quando decidi cursar teologia, foi preciso um enfrentamento comigo mesmo e com as condições adversas que se apresentavam a mim, na época. Estava no final de 2010 e comecinho de 2011 e o coração pedia que não passasse do próximo ano. Não passou. Iniciei em Fevereiro de 2011.

Desde criança sempre fui muito aplicado aos estudos e na igreja que frequentava então, eu percebia que não se questionava muito certos ensinos, o que me deixava muito triste porque eu tinha sede de aprender, de entender, de conhecer melhor. Esse espírito juvenil de questionador sempre esteve comigo!

A vida religiosa, pensava eu, não deveria ser pautada apenas no "subjetivo", do tipo: eu sinto, eu acho que, eu ouvi assim e penso que deve ser assim, porém baseado em entendimento bíblico fundamentado. Algo sólido, algo em que pudéssemos nos apoiar.

Por que praticamos isto? Porque a bíblia  de acordo com certas regras nos ensina como se deve praticar isto! O contrário também é válido. Não praticamos isto, porque pesquisamos e compreendemos que não há necessidade de tal prática. Estes são exemplos bem ínfimos do que estou tentando afirmar.

Como criança e depois adolescente, buscava por mim mesmo realizar um estudo com algumas bases que encontrei sozinho, como por exemplo, deixar que a própria bíblia se auto-interpretasse. Eu sempre procurava encontrar paralelos onde uma passagem pudesse ser compreendida em outra. Aprendi a usar as referencias bíblicas ao rodapé, onde algumas passagens se conectavam à outras e assim fui aprendendo. Meus esforços foram recompensados.

Adquiri conhecimento bíblico, uma formação moral bíblica sólida e um carinho e respeito profundo pelas escrituras. Conhecer O Jesus da bíblia foi como encontrar uma pérola em alto mar.

Às vezes me perguntam: Por que você questiona demais a bíblia? Eu respondo: Não questiono a bíblia, mas o que dizem sobre ela. Eu questiono a interpretação que grupos religiosos e pessoas dão à bíblia. Teólogo faz isto, além de outras coisas.

O que é teologia?

Teologia ( theos = "divindade" + logos = "palavra", por extensão, "estudo, análise, consideração, discurso sobre alguma coisa ou algo"), no sentido literal, é o estudo racional e sistemático acerca da divindade (sua essênciaexistência e atributos). Pode também referir-se a uma doutrina ou sistema particular de crenças religiosas - tal como a teologia judaica, a teologia cristã, a teologia islâmica e assim por diante.

De acordo com a definição hegeliana (Hegel, filósofo e teólogo alemão), a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, pois somente se pode estudar aquilo que se pode observar e se torna atual, o objeto da teologia seriam as representações sociais do divino nas diferentes culturas.

Assim, a teologia pode referir-se a várias religiões. Existem, portanto, a teologia hindu, a teologia judaica, a teologia budista, a teologia islâmica, a teologia cristã (incluindo a teologia católica-romana, a teologia protestante, a teologia mórmon e outras), a teologia umbandista e outras. [1]


Por que Teologia?

Sinceramente, não sei. Está no meu DNA. Eu sempre fui inclinado a estudar teologia, sempre. Está no sangue, está no coração. Eu precisava um dia encontrar um lugar onde este desejo pudesse ser realizado. Encontrei. Foi tão bom, que ano que vem vou partir para a especialização...O mestrado em exegese do Antigo Testamento.

O INSTITUTO AVANÇADO DE TEOLOGIA MIESPERANZA - RIO DAS OSTRAS foi o local onde aprendi a fazer e viver TEOLOGIA. Tive a honra de encontrar colegas e mestres de todos os tipos e padrões, e em especial não poderia deixar de citar o excelente mestre que tive ao longo destes três anos, o Dr. Zilmar Ferreira Freitas, doutor em teologia e Psicanálise. 

Excelente professor, profundo em suas abordagens, crítico do atual sistema religioso e acima de tudo, uma pessoa que respeita e auxilia profundamente seus alunos. Aprendi muito com este homem.

Tive colegas de classe excepcionais com os quais aprendi muito também. Em especial, cito o meu amigo Marcos Cavararo, que é batista confessional, mas é crítico do sistema religioso atual e faz teologia com seriedade, além de possuir uma memória notável. Com ele tive muitas afinidades e um profundo respeito.


Objetivos Claros?

Sim, aprender a aprender para ensinar corretamente. A verdade bíblica  e os aspectos religiosos não podem ser ensinados por quem não entende seus pressupostos. Ainda existem muitas coisas importantes a serem descobertas na palavra de Deus e o teólogo sério e comprometido irá buscar tudo isto para iluminar a vida das pessoas que necessitem de luz. 

Todas as ferramentas importantes para que isto ocorra, o teólogo irá utilizar, pois ele lida com almas humanas e como dizia JUNG, ao lidar com uma alma humana, seja outra alma humana.

O teólogo é uma pessoa que pesquisa, estuda, compara os diferentes aspectos, sejam sociais, psicológicos, antropológicos e suas relações com as diferentes religiões e as relações com a Divindade. Acima de tudo, ele é uma pessoa que respeita profundamente as divergências religiosas, pois sabe que a religião é um aspecto da psique humana. 

Enfim, a teologia está no coração. Na mente. Na vida. Faz parte de mim, inseparável. 

Espero que o próximo ano me traga muitas bênçãos, como as que recebi ao longo destes três anos que passou. E que meus objetivos nesta área tão nobre, tao essencial, possa ser efetivada na minha vida e na vida daqueles que compartilharão suas experiencias comigo.

Espero utilizar o conhecimento teológico de uma forma bem abrangente e que seja de forma a beneficiar todas as pessoas, servindo-as e auxiliando-as a compreender os mistérios da criação Divina e sua própria experiencia religiosa.



Para meditar

"Deus cria à partir do nada. Portanto, enquanto um homem não for nada, Deus nada poderá fazer com ele" [2]



MARCELO VALLE




NOTAS

[2] Martinho Lutero

3 comentários:

  1. Marcelão. Esta é a forma carinhosa e respeitosa, pelo qual ou na qual me relaciono contigo. Uma amizade verdadeira, que o Pai, o Deus todo poderoso, me privilegiou. O que dizer da teologia? Uma disciplina; Um ramo da filosofia que procura pontuar o relacionamento entre o homem e os aspectos da divindade; Para ti, quanto para mim uma resposta; Um sentido de vida; que nos aproxima de Deus. Sim! de Deus. Creio piamente que os sistemas religiosos humanos existem e existirão por muitos séculos. Contudo, a falácia do mesmo já não é questão de tempo, mas real, presente e continua. O mundo que pertencemos já não é judaico-cristão, mas concorre com o modelo ateísta-humano. Mas como isto aconteceu? Simples. Vivem: eu acho, eu sinto, eu ouço religioso; a busca pela bênção; a certeza que Deus está e é um mero fantoche dos desejos humanos. São evangélicos convictos, mas não cristãos; São praticantes de uma liturgia, de um dogma, que os impede de ser adoradores. E nós? Somos teólogos; questionados; pesquisadores; Seres pensantes; dependentes de Deus. Obrigados pela citação. Obrigado por sua amizade e carinho. Obrigado por ser teólogo e compartilhar comigo um pouco do seu saber. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir