sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE "FRANCISCO" - O PAPA

Como estudante de teologia e sempre atento a todo processo que envolve a diversidade religiosa atualmente em nosso país, fiquei de certo modo apreensivo e até mesmo ansioso pela visita do Líder Máximo da Igreja Católica Romana ao nosso país, pois queria logo saber quais seriam as intenções desta visita, sendo esta a sua primeira visita internacional depois de sua eleição em Março deste ano.



Claro que sua visita foi para promover a JMJ 2013 (Jornada Mundial da Juventude), que neste ano foi realizada no Rio de Janeiro, mas minha ansiedade advinha do fato de haver notícias de que esta visita era devido a uma crescente evasão de fiéis católicos e o consequente aumento das fileiras protestantes. Pensei que o Papa traria medidas urgentes de combate ao protestantismo, não sei de que forma, mas traria. Essa era a minha visão!




Ao assistir a entrevista feita com ele e exibida no Fantástico no ultimo domingo, confesso que "Francisco" muito me surpreendeu com suas declarações e sua imensa simpatia e pude observar também com muito cuidado suas expressões faciais e seu olhar "autêntico" e "compenetrado" (sugiro que os leitores façam o mesmo), além de não esquivar-se a nenhuma pergunta, demonstrando um preparo intelectual altíssimo, além de extrema simplicidade, tentando respondê-las de forma coerente e condizente com a realidade atual da igreja, sem medo de expor inclusive seus erros! 

Atitude que  falta - e muito - em muitos lideres evangélicos. Vejo hoje, lideres evangélicos falarem mal uns dos outros, brigarem entre si e alguns defenderem as atitudes erradas de outros!! Infeliz realidade.

Eu particularmente penso que, diante da visita do Papa ao Brasil, o povo cristão (protestantes e católicos) deve repensar sua fé, rever seus conceitos, ampliar seu pensamento para "provar" em que bases estão assentadas suas crenças. 






Quero então destacar apenas algumas frases e comentários que ele fez a fim de ressaltar a simplicidade e exemplo deste homem que deve ser respeitado pelo que demonstrou ser nestes dias e não apenas por sua posição eclesiástica.








RIVALIDADE  BRASIL X ARGENTINA

Está superada. Negociamos bem. Deus é brasileiro e o papa é argentino!

MEDO DA MORTE
Eu não tenho medo da morte. Sei que ninguém morre de véspera. Quando for a minha vez, o que Deus permitir, assim será!

SIMPLICIDADE DO SACERDOTE

Nosso povo exige a pobreza de nossos sacerdotes. Exige no bom sentido, não pedem isto. O povo sente seu coração magoado quando nós, as pessoas consagradas, estamos apegados ao dinheiro. Isso é mau.

EVASÃO DE FIÉIS CATÓLICOS

A igreja é mãe. A mãe cuida, toca, beija, ama. Quando a igreja descuida disto e só se comunica com seus filhos através de documentos, é como se a mãe se comunicasse com seus filhos através de cartas. 
A proximidade da igreja. Este é o fenômeno mais sério, a imagem da mãe cuidando dos seus filhos!

SOBRE O FUTURO

Trabalhar pelos outros segundo os valores de sua fé. Eliminar a fome e promover a educação. Não importa se ela venha do catolicismo ou do protestantismo. Não podemos brigar entre nós as custas do sofrimento alheio. Não podemos dormir tranquilos enquanto existem pessoas com fome e sem educação.

Não adianta falar em teologias, sem servir e ajudar o próximo.




Quem quiser assistir a entrevista, acesse aqui: 






CONCLUSÃO


Que os meus irmãos protestantes não fiquem chateados comigo, porque o artigo não tem o objetivo de fazer apologia ao catolicismo, pois tenho com certeza opiniões divergentes com relação a doutrina católica, mas que os exemplos e os ditos deixados pelo Papa Francisco (O ilustre Jorge Mario Bergoglio), nosso "hermano", sirvam para muitas pessoas repensarem sua fé e sirvam para muitos pastores evangélicos. Eu repensei a minha, com certeza.

Não estaria passando da hora, do povão colocar em cheque as atitudes de alguns lideres evangélicos?  

Somas altíssimas em dinheiro usada por esses líderes -  uso de jatos particulares e veículos para fins próprios - pregação de prosperidade como sinal do favor divino (apego excessivo ao dinheiro) -  curas como evidências de fé - uma suposta "posição de autoridade" as custas da fé comum e o pior de tudo - o mercantilismo da fé. 

Quando você entrar em uma igreja, observe se antes da pregação da palavra é feita a coleta do dízimo. Se for assim meu irmão, caia fora desse lugar.
Isso, para pessoas observadoras soa como se para ouvir a mensagem Divina você tem que pagar por ela. Não é e nunca foi bíblica esta atitude.

Repensemos nossa fé....Minha sugestão!


MARCELO VALLE


2 comentários:

  1. Diante disso tudo ,quero citar o texto de Paulo aos Corintios: É necessário que venham as HERESIAS para que os SINCEROS se manifestem"
    O quadro da Igreja evangélica no Brasil vai de mal a pior ,sao tantas as heresias que teremos que fazer uma revista de EBD só para combate-las.

    ResponderExcluir
  2. Sr. UNKNOWN (desconhecido)...não tenha medo de se mostrar..neste blog as opiniões são tratadas com respeito....obrigado por comentar e na proxima nos diga quem tu és...abração

    MARCELO VALLE

    ResponderExcluir