sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SANSÃO - O CARA OU O "SUICIDA"?

A revista Palavra e Vida, utilizada pelos protestantes Batista, neste 2º trimestre trás no seu conteúdo, procedimento, exemplos positivos e negativos de alguns personagens bíblicos, como: Josafá, José do Egito, Ezequias, Sansão e etc. E, por falar em Sansão; Surgiu na classe de EBD, na Igreja Batista ..., não vamos aqui ser deselegantes e, também evitar um processo; 
É claro, a seguinte afirmação: “Sansão cometeu suicídio, logo ele não esta no céu”. Não vou me ater a resposta do professor; Se afirmativa ou negativa, pois, para que fazer julgamentos precipitados, sobre um tema bem capcioso e inquietante.

A maioria dos estudiosos da bíblia afirmam que em seu conteúdo existem apenas (06) seis suicídios relatados. São eles: Abimeleque; Juízes 9:54; Saul e seu escudeiro; 1 Samuel 31.4-6; Aitofel; 2 Samuel 17.23; Zinri; 1 Reis 16.18; Judas o escariotes; Mt 27.5. 

E, relatam como motivo real, básico, fundamental a perversidade dos corações e a vida pecaminosa, que os tais levavam. Vejamos um breve digressão dos personagens mencionados acima: 

1) Abimeleque; Matou ou filhos de Jurubaal, fato este que não agradou o Senhor; 
2) Saul; 1º rei ungido pelo Senhor em Israel; Iniciou seu reinado honrando a Deus; Apresentou holocausto que desagradou a Deus; Envolveu-se com feitiço
3) Aitofel; Foi um líder religioso que incitou a violência de Absalão contra seu pai, o rei Davi; 
4) Zinri; Reinou (07) dias sobre Tirza; É visto como conspirador e assassino; 
5) Judas o escariote; Discípulo de Jesus; Zelote; Traiu o Mestre por (30) trinta ciclos de prata; 

Propositalmente deixei o escudeiro de Saul ,pajem de armas por último, pois não há relatos sobre este; Podemos dizer então, que a afirmação destes estudiosos da bíblia tem uma falha, pois como analisar a vida do tal escudeiro sem dados.

A Organização Mundial da Saúde define suicídio como:
A palavra suicídio (etimologicamente sui = si mesmo; -caedes = ação de matar) foi utilizada pela primeira vez por Desfontaines, em 1737 e significa morte intencional auto-inflingida, isto é, quando a pessoa, por desejo de escapar de uma situação de sofrimento intenso, decide tirar sua própria vida. [1]

Sendo assim, porque não incluir Sansão neste rol tão seleto. Visto que todos os personagens acima citados desejaram a morte, pois não aguentaram algum tipo de humilhação, sofrimento, ou ambos. Abimeleque foi ferido mortalmente por uma “mulher”; Saul perdeu o reino e etc; O pajem de armas teve grande medo, afinal quem não diria que foi ele que matou o rei; Aitofel sentiu-se rejeitado por Absalão; E assim por diante ... 

O EU desses personagens estava tão ferido, magoado, assustado que a melhor solução, não que esta seja a melhor solução, foi a morte. Apesar do conjunto de coincidências que envolve estes personagens, o intrigante é a casualidade motivadora : 

Todos cometeram atos que desagradaram a Deus e quando o assunto ficou desfavorável, ou chapa esquentou, o resultado a povo já sabe ... ” 

E, com Sansão não foi diferente. O cara era juiz em Israel; Nazireu da parte de Deus, pois Sansão não fez nenhum voto, o cara era chegado a um banquete com vinho e também a um mel produzido por abelhas dentro de um cadáver, coisas que eram proibidas para um nazireu de fato, veja lá Números 6. Liderou aquele povo por (20) anos; Estava no auge. 






Ele era o cara. Mas, um dia a casa cai, ainda mais senão vigiar. Sansão foi pra Gaza e traçou uma prostituta; Logo depois se encontrou por Dalila, mulher boa, que para muitos estudiosos representa o pecado, a imagem da serpente, o capiroto e por ai vai. 




Já pensou se toda a mulher boa fosse o diabo. Coitada de Eva, Sara, Ester, da minha mulher, a Déia. Dalila não tinha caráter; Gostava era de dinheiro e luxo. Mas deixa quieto. Sansão, que para muitos teólogos era a máquina mortífera de Deus contra os Filisteus, cito o teólogo Vincent Cheung, emperrou, pois abandonou Deus e ficou caidinho por Dalila, ao ponto de entregar de bandeja o segredo da sua força, que literalmente foi cortado. 
Os filisteus bateram doído e para esculachar deixaram o cara, cego. Imagina a situação: O cara, o juiz de Israel virou mico de circo; O pegador cabeludo apaixonado virou o careca traído e humilhado. Aos psicólogos e psicanalistas de plantão façam uma análise? O cabelo do CARA cresceu; E os filisteus estavam celebrando as suas fartas colheitas e agradecendo a Dagon e resolveram tirar um com o CARA. E, ele foi conduzido aos pilares principais do templo; Ali o cara faz uma oração para Deus; Em nenhum momento esta escrito que o CARA pediu perdão, mas alguns entendem que pediu, a hermenêutica esta ai para isso, veja o texto: 

“Juízes 16.28: Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.” 

Deus concede o pedido de Sansão e na hora que empurra os pilares grita: Morra eu e os filisteus. Para uns é a certeza do suicídio. Para outros um sacrifício lindo. Agora cada um tire a sua própria conclusão.



Queridos, os planos de Deus são perfeitos. Creio que até o final do capítulo 15, o Senhor Deus estava no controle. A relação teocêntrica estava funcionando bem. Os filisteus apesar de dominar Israel entendiam que em qualquer momento, esta situação poderia mudar, pois se um homem pode matar (1000) mil homens; Imagine vários. Sansão era exteriorização da vingança do Senhor. Contudo, depois do capítulo 16, o que presenciamos é o egocentrismo humano, que se deixa envolver pelos prazeres, pelos pecados, pelas coisas mundanas, que nos faz esquecer a aliança com o Eterno; Sansão fez isso. E o salário do pecado é a morte. (Rm 6:23). 
Um amigo meu diz: “Deus tem planos, propósitos e nos indica o melhor caminho. Todavia, nós escolhemos outros caminhos; Porém a única verdade que não muda são os planos e propósitos de Deus”. 
Ou seja, faz na boa, na paz ou faz na dor, em conflito. Sansão escolheu a segunda opção. Agora opinando de fato: Creio em um lindo sacrifício. Vejo um Sansão humilhado, envergonhado, triste, solitário, porém não consigo vê-lo derrotado. Não o vejo com medo, desesperado, ao contrário: Sansão entendia que a morte ocorreria naturalmente por causa dos seus pecados. E, que o propósito de Deus ainda tinha que ser concluído e ele fora escolhido para isso.


NOTA: 



CONTRIBUIÇÃO DE MARCOS CAVARARO - BACHAREL EM TEOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário