terça-feira, 5 de janeiro de 2016

NÃO CREIO!


Minha reflexão para 2016 

Mais um ano termina. E, com ele, as vicissitudes da vida que nos acompanharam. Alegrias e tristezas, ganhos e perdas, decisões e indecisões, amizades e inimizades, amor e ódio. Faz parte! 

O que seria da vida se esse 'dualismo psicológico natural' não existisse, para nos fazer progredir? 

Sempre que uma 'Era' termina e outra se inicia, independente do calendário, é comum fazermos planos e buscarmos uma reflexão sobre o que devemos modificar em todas ou determinadas áreas de nossa vida. Assim o faço agora! 

Este ano de 2015 me trouxe profundas reflexões e ensinamentos sobre a vida e sobre o meu auto-conhecimento. As relações sociais, religiosas e familiares e a perda da minha Mãe me fizeram repensar muitas coisas sobre o Ser Humano e esta instituição chamada Igreja. 

Percebi que alguns seres humanos, que às vezes se expressam com arrogância, parecendo querer se impor, querer ser ouvido, ser acreditado, são por dentro cheios de vida, de coração e que primam pelo que é correto, pelo que é justo, a qualquer custo. Estes se mostram tal como são. Sem máscaras, sem capas, sem 'proteção divina'. 

Não negam seus erros e nem têm medo de negar, porque sabem que podem errar de fato. Mas, defendem seus acertos com veemência, pois, sabem que também podem acertar. 

Pelo contrário, percebi também que há seres humanos que se escondem sob um véu de 'religiosidade' e 'moralidade' que os torna invisíveis. Protegidos pela divindade. Quase deixaram de ser humanos. Ninguém consegue ver suas injustiças, trapaças e podridões. Gritam pelas ruas que são intocáveis, que sua verdade é a única, inquestionáveis, e que suas vidas são exemplos e sequer podem ser contrariados. Semi-deuses se tornaram. 

Percebi que o culto desses seres metade homens, metade deuses são apenas rituais feitos dentro de 4 paredes. Para agradar sua platéia. Sua 'religiosidade', ainda que cristã, é na verdade do tipo 'farisaica'. Hipocrisia é a tônica de seus discursos. São intolerantes dentro e fora de casa. Por serem semi deuses dispensaram a evolução comum. 

E a Igreja? A igreja para mim é uma instituição, com numeração no CNPJ. Esta, que o ser humano criou e fundou. A 'minha' igreja é a minha mente (Thomas Paine) e meu culto começa quando acordo de manhã. Um culto que dispensa formalidades e números. Onde falando ou em silêncio sou ouvido. Dentro e fora do corpo, pois 'não está longe de cada um de nós' (Paulo). Um culto onde eu não seja 'separado' mas 'um' com Deus e os demais (João 17:21). 




Minha bíblia? Ah! É aquela que estudo para tentar entender sua problemática e sua contextualização histórico-social. Sim, como produto de homens para homens ela possui uma problemática a ser resolvida. Sem contar que fora construída com outros idiomas e outras ideologias, em outras áreas geográficas, longe de nossa mentalidade ocidental. Não é a mesma bíblia que sob uma 'revelação' divina querem que eu engula e não faça digestão. Esta, que os líderes querem se apropriar sob um pseudo manto outorgado de autoridade divina. 

Quanto aos dogmas: Não! Não acredito mais em dogmas. Eles engessam o pensamento. Eles tornam o ser humano intolerante. Possuidores da 'verdade' e inquisidores da divergência. 




Não creio que exista a forma católica de crer, a forma espírita de crer, a forma protestante de crer e a forma judaica de crer. Deus não pode ser objeto de produção e projeção do ser humano. Um Deus 'particular'. Ao sabor do grupo. E o mundo dito cristão de hoje, só modificará, assim penso eu, quando mudarem sua forma de ver Deus e a bíblia. 




Ah! A bíblia......Uma arma poderosa e destruidora nas mãos erradas. E é nessas mãos que ela está. Sendo tratada imprecisamente, com desdém, sem estudo e reflexão, como amuleto da sorte, como marketing pessoal e coletivo, por pura conveniência e atendendo a interesses comerciais de determinadas classes. Uma bíblia que forma muitas igrejas des-informadas! 





O ser humano: É assim que vejo este ser humano - dualista! Religioso por natureza, mas opressor por desejo pessoal. Esse ser que afirma AMAR, mas até onde seu AMOR não é posto em dúvida. Esse, que prega a MORAL e a CASTIDADE, mas até onde sua santidade não coincide com suas palavras. Esse ser complexo, que pauta sua vida sob um livro, mas quando o mesmo livro o contradiz, ele se desculpa dizendo: Me respeitem, sou um "servo do Senhor"! 

Ah! O ser humano....Errando sempre, mas erros sempre serão perdoáveis, se você tiver a coragem de admiti-los (Lee). Admitirão?

Neste universo imenso, precisamos entender que somos uma ínfima partícula e que não existe nada, absolutamente, que nos faça EXCLUSIVOS, e exclusivistas, achando que a Divindade e a fé possam ser nossa posse. Seja de que forma for. 

Desejo que o próximo ano do nosso calendário traga-nos, a partir de nós mesmos, uma mudança radical: Nos torne seres humanos (de fato) melhores em todas as áreas, seres morais (de fato), não moralistas, genuínos e fiéis em consciência......meu desejo! E oração! 


Marcelo Valle - Um ser humano, demasiado humano!



5 comentários: