segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DERRUBANDO O SEITÁRIO


Pra início de conversa devemos deixar bem claro, seitário é uma palavra que simplesmente NÃO EXISTE. Isso mesmo que você leu... Não existe.

Basta uma pequena busca no bom e velho pai dos burros, o tão esquecido dicionário!






Num mundo com tantas inovações e com a tecnologia avançando a mil por hora, as pessoas tendem a sentir uma certa falta de tempo de fazer pequenas consultas ou de simplesmente parar para pensarem no que saem de suas bocas ou daquilo que entra pelo seus ouvidos.


Bastou um falar, mais outro, mais outro... Pronto! Quase virou uma verdade!!!


Eu disse QUASE...



De qualquer forma, seitário está tão entranhado no meio de algumas "micro sociedades" que acabou tornando-se corriqueiro ouvir tal expressão em meio de pessoas completamente tomadas por um sentimento de grandeza.





Seitário, aos que mencionam tal palavra, é utilizada com significado pejorativo. Acaba sendo uma forma de definir todos aqueles que são crentes, porém não fazem parte da sua denominação... No sentido de titular os "seitários" como pessoas fora do evangelho, apesar de serem cristãos, já havendo aí uma enorme discordância no vocabulário.






A palavra correta a ser utilizada teria que ser SECTÁRIO, porém na realidade nua e crua a palavra a ser utilizada seria... NENHUMA!!! Porque no final, isso é uma forma de intolerância religiosa e completamente fora da Palavra de Deus.





Um dos significados da palavra sectário seria "Que ou aquele que pertence a uma seita; seguidor, sequaz, partidário." Provém da palavra seita... Que da mesma forma é usada de forma pejorativa, sendo sua ideal utilização não ser.






Voltando ao "seitário"... Veja o que o Senhor Jesus responde a João quando questionado de outras pessoas operando milagres em seu nome e não faziam parte do meio em que eles viviam...






" E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.


Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.


Porque quem não é contra nós é por nós..." Marcos 9:38-40






Dá pra notar que desde aquela época já sentia-se um traço de ignorância e uma certa superioridade, quando João diz que ele e os discípulos proibiram alguém de expulsar demônios porque não seguiam junto deles. E mais uma vez, Jesus dá um esclarecimento tão notável e simples de que quem não era contra eles por eles seria. Simples assim!






Não houve e ainda não há(e não haverá) exclusividade sob os dons de Deus.


As pessoas precisam compreender que Deus é milhares de vezes superior a qualquer instituição religiosa e os templos feitos pelas mãos dos homens não durarão para eternidade e sim as almas...






É necessário cuidar para que não erremos perante Deus e um erro grave é destratar nosso próximo, do contrário o Senhor não deixaria para nós o mandamento " Amar ao próximo como a ti mesmo."


Nossos irmãos em Cristo, não importa em qual igreja cultuem a Deus, devem ser tratados como tal. São nossos irmãos e não " seitários" ou sectários ou, pior, primos... Somos irmãos em Cristo Jesus.


No céu não haverá separação de acordo com as placas das igrejas e muito menos herdará o céu uma única e exclusiva denominação.






Vamos derrubar o seitário sim!!! Derrubar essa palavra e esse sentido pejorativo relacionado a tantos que servem a Deus com sinceridade na alma.


Respeito é bom... E todos gostam!






Deus te abençoe!!!

27/11/2014



FONTE: http://ccmjsaolourenco.wix.com/ccmj#!Derrubando-o-seitário/c1oi8/DE43DEB9-6AE7-40D9-8940-89BE47C67739



Comentário Pessoal: Este artigo reflete uma opinião verdadeira e baseada em experiência pessoal, muito parecida com as que eu também já tive. Infelizmente, rotular uma denominação como "sectária" e sua vertente errônea "seitária", mostra que é necessário amadurecer e muito sobre o conceito que temos de Deus e da Igreja. Não sabemos definir de jeito nenhum estes dois conceitos. Escrevi algo relacionado a este assunto...confira aqui: http://valle-teologo.blogspot.com.br/2013/10/dependencia-psicologica-o-que-e-isto.html



Um comentário:

  1. otimo , quando chamamos alguém de sectario , esquecemos o que disse o SENHOR JESUS : hipócritas tira primeiro a trave do seu olho , depois o argueiro do teu irmão . Devemos pensar que este termo é ofensivo .

    ResponderExcluir